segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Balanços



2018
Caraças. Que ano!


Foi talvez dos anos mais duros que vivi. Foi também o mais triste, extenuante e o ano mais desencantado de todos... É isso, 2018 desencantou-me de muita coisa: das amizades, do valor da vida, da integridade de algumas pessoas, da honestidade,... Foi o ano em que também aprendi mais, muitas vezes da forma mais dura. Aprendi que há pessoas que não mudam nem na doença e que há pessoas que continuam egoístas, independentemente de tudo. Há quem se aproveite dos outros em qualquer situação e quem "sacuda a água do capote" logo que possível. Há também quem mude de valores só por causa de promessas e viva obstinado consigo mesmo. Há muita falsidade nas palavras e nos atos e não falta quem nos quer lixar a vida por ciúmes ou competição.


2018 foi o ano em que perdi a minha madrinha e, pior, que a vi a definhar, todos os dias, e a lutar contra uma doença que já a tinha vencido mesmo antes de a termos conhecido. Foi o ano em que me fui pondo sempre em segundo plano, em que pensei primeiro nela, depois nos meus e só no fim em mim. Foi o ano mais triste e solitário que tive desde que me lembro de ser gente. Foi também o ano que me tornei mais amarga, resmungona, mal humorada, derrotista e chata. Não me reconheço a este ponto. Tenho a sensação que estou sempre de mal com o mundo, com a vida, que nada me satisfaz e nada é suficientemente bom ou agradável para me fazer feliz, como dantes.


E isso, definitivamente, tem que mudar em 2019.


Mas 2018 não teve só coisas más - que seria!
Por incrível que pareça, como tudo na minha vida, foi o ano mais esquizofrénico de sempre. Foi o ano que fiz mais coisas, que risquei itens da minha bucket list que não existe para além da minha cabeça. Foi um ano fértil em superação, a vários níveis...


- Em abril corri a minha primeira prova. Foram 5km mas valeram por uma maratona. Esse foi um dia feliz.
- O meu irmão e o meu primo licenciaram-se - parabéns meus amores!
- Fui a três festivais de verão, o NOS Primavera Sound, o MEO Marés Vivas e o Super Bock Super Rock. Para quem nunca tinha ido a nenhum, dá uma média bem boa!
- Vi o Benjamin Clementine duas vezes e fiquei com vontade de ver a terceira, a quarta, a quinta...
- Finalmente tive o meu tão-aguardado-e-só-pecou-por-ser-tardio encontro com os meus Jamiroquai! Foi em julho e ainda nem acredito que aconteceu mesmo!
- Fui a 4 concertos individuais extraordinários: Benjamin Clementine (que já vos falei), Conan Osiris (OMG o que foi aquilo?!), Angel Olsen (que fofinha!) e Erland Oye, que me deixou absolutamente encantada.
- Fui a dois espetáculos de dança, A Meio da Noite, da Olga Roriz (dança contemporânea) e O Lago dos Cisnes, do Russian Classic Ballet (bailado clássico). 
- Viajei 2 vezes, o que foi incrível, tendo em conta o meu ano até, pelo menos agosto. Nunca pensei que poderia ter a oportunidade de, ainda em 2018, visitar 4 capitais europeias: Londres, Berlim, Praga e Viena.
- Apaixonei-me loucamente por Londres.




- Fui aos Studios do Harry Potter e foi like a dream come true!
- Assisti a um jogo do Arsenal VS Everton no Emirates Stadium. Não é todos os dias que podemos dizer isto ;)
- Fui jantar ao Jamie Oliver e isso também foi um objetivo de vida cumprido. Agora venham as próximas refeições lá...
- Em Berlim, visitei a Bauhaus - o que foi possível, pelo menos - e foi, talvez, o auge da minha viagem. E também fui ao Tate Modern Museum, quando estive em Londres - OMG, OMG!
- Patinei no gelo em Viena - que chiqueeeee!
- Fui a uma festa do Revenge of the 90's e queria ir a muitas mais!
- Fui ao Enterro da Gata e à Receção ao Caloiro - síndrome de Peter Pan nível máximo, I know!
- Dormi num veleiro e velejamos pelo Tejo no dia seguinte, ao longo de mais de 3 horas, com direito a sangria da boa e petiscos!
- Fui ver a exposição da Frida Kahlo.



Mas não foi só isto que foi bom. Estive mais vezes com amigos, bebi muita cerveja e vinho bem bom, fui a festas, a bons restaurantes e diverti-me bastante. Outra das novidades mais bonitas deste meu 2018 foi descobrir que vou ser tia. Uma das Minhas vai ser mamã e eu estou ansiosa por conhecer esse amor.


No final de contas, 2018 foi um ano agridoce. Eu prefiro dar mais destaque ao que foi bom - porque foi mesmo incrível. Claro que o mau nunca é registado e, sinceramente, muito difícil de explicar.


Para o meu 2019 desejo algumas coisas importantes:
Força para enfrentar mudanças,
Paz de espírito e o reencontro comigo mesma,
Pensamento positivo para encarar maus momentos e más pessoas
e o cada vez mais fundamental, SAÚDE para mim e para os meus.


Para vós, desejo que encontrem neste ano tudo aquilo que procuraram nos anteriores e não encontraram, que a vossa mente esteja em paz e que sejam felizes e amados.


Que venha 2019, que 2018 já deu o que tinha a dar.



Sem comentários: