quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Almas gémeas



Almas gémeas e capricornianas, claro!


No fim de semana anterior a este que passou, estive com as minhas. As minhas do coração, para a vida. Aquelas que podemos estar semanas sem falar, mas quando estamos, ui, cuidado connosco! Tenho muito orgulho em cada uma de nós, em tudo o que já conseguimos e em todos os sonhos e objetivos. E tenho muito orgulho em nós, na nossa amizade que é linda e sem competições nem cobranças. Cada uma tem a sua vida - viver distantes dá nisto - mas ninguém se chateia porque não temos ligado a perguntar como estamos. E sabemos todas que se for preciso, chegamos lá em pouco tempo.


As minhas estão a crescer a olhos vistos. Eu acho que sou a mais miúda e aquela que tem mais dificuldade em aceitar que estamos todas a ficar mais velhas, que a vida avança, que os objetivos mudam e que é provável que a vida que levávamos na universidade muito dificilmente se repita. Não posso deixar de vos dizer que isso me deixa muito desanimada... Depois penso que se me sinto assim, é porque os momentos que vivemos juntas foram extraordinários, épicos, dignos de serem postos em documentários (não é por acaso que ainda nos rimos às gargalhadas sempre que relembramos qualquer coisa). E deixar essa vida despreocupada, sem grandes dramas, em que estávamos todos os dias juntas, em que sabíamos tudo umas das outras, sem querer saber o que os outros pensam... Bom, dá assim uma pontada no coração.


Eventualmente eu também vou crescer. Vou ter objetivos de "adultos". Certamente que um dia vou querer juntar as minhas cuecas aos boxers de alguém numa qualquer máquina de lavar roupa. Um dia vou querer muito ir comprar fraldas e um dia, quem sabe, vou vestir-me de branco e preferir um emprego estável do que um que me faça sentir desafiada. Um dia vou preferir poupar para a universidade de uma pessoinha do que para as minhas viagens e um dia vou preocupar-me mais com a roupa para passar a ferro do que com o plástico que está no oceano e vai chegar a altura em que me vou ver a correr atrás das promoções que vi no folheto do Lidl e aproveitar a oportunidade do leve 2 pague 1 dos detergentes para o WC.


Ainda não cheguei lá. Também não sei se vou chegar. O que eu sei é que nunca imaginei que fosse uma pessoa assim. Sempre pensei que seria a mais "senhora", a que casaria primeiro, a que gostasse de trabalhar num escritório das 9h às 5h e que bons carros e roupa de marca me iriam preencher. Esta era eu há uns bons anos atrás. Este era o meu pensamento. Não podia estar mais longe da verdade... Dizem que os capricornianos nascem velhos e tornam-se mais jovens de espírito com a idade e eu não podia concordar mais com isso.


Bom, mas estava a falar do meu grupo, das minhas. Soube bem estarmos juntas - quando é que não sabe? - e queria prolongar aquele momento. Por mim, vivíamos as quatro, todas juntas - e olhem que eu não digo isto de qualquer pessoa! - e podíamos usufruir da companhia uma das outras a qualquer momento.


Gosto delas de verdade. Gosto tanto.
Gosto da vida delas, das coisas boas da vida que vêm a caminho e que me deixam feliz (e assustada também). Gosto da nossa cumplicidade, 6 (?) anos depois. Gosto das pessoas que elas se estão a tornar e gosto de estar cá a assistir a tudo isso. Gosto do nosso compromisso de que somos almas gémeas/capricornianas e não há nada nem ninguém que se possa meter neste nosso percurso.



Sem comentários: