Não sei se vocês sabem, mas sou grande fã de Game of Thrones - não sabem? Andam a dormir ou quê? - E só podia ser, não é?, tendo em conta todo o meu amor por O Senhor dos Anéis, Hobbit e outras epopeias que tais. Game of Thrones vai marcar uma fase da minha vida, da mesma forma que o Harry Potter marcou ou o Dragon Ball. É das melhores coisas alguma vez produzida para TV de massas da História, digam o que disserem, mas também concordo que não é para todos os palatos. Aceito e compreendo perfeitamente quem não se revê no enredo, no estilo medieval... Normalmente são as mesmas pessoas que me dizem "Nunca vi Senhor dos Anéis, nem quero!". Claro que me dá ganas de lhes dar com um pau nas costas, mas depois respiro fundo e acabo por ter pena daquelas pobres almas que não sabem o que é bom...
Calma, pessoal, estou a brincar! Eu aceito que haja pessoas com gostos diferentes dos meus, ok? Não gosto muito é quando me dizem que nunca viram mas já sabem que não vão gostar... Bom, se nunca viram, não podem saber, certo? Como é que sabemos se gostamos de uma comida se nunca a experimentarmos? Como sabemos que não vamos gostar de visitar uma cidade se nunca lá fomos? Right? Mas também há muito boa gente que me diz "Vi dois ou três episódios e não gostei. Desisti." Perfeito! Isso sim, é uma opinião construtiva e com a qual eu não posso - nem devo! - debater. Também há quem diga "Nunca vi porque não tenho muito interesse. Não tenho opinião sobre o assunto". Ótimo, esta é a opinião-suíça e está sempre correta. Bom, em resumo - e desculpem lá, mas alonguei-me com estas minhas teorias - antes de terem uma opinião muito firme sobre o que quer que seja, primeiro experimentem!
Vim aqui para falar especificamente de Game of Thrones e perdi-me pelo caminho.
O segundo episódio desta última temporada foi maravilhoso. Podem dizer-me que não acharam muita graça, que foi sossegado, que não aconteceu nada de especial, mas a verdade é que é precisamente o oposto.
O episódio teve, em particular, um guião irrepreensível. Os diálogos foram absolutamente perfeitos - quão raro é isto acontecer no cinema mais "comercial"? -, a cadência de acontecimentos esteve no ponto, sem cenas chatas, desnecessárias e sem nada ter ficado por dizer ou mostrar. As referências a situações/personagens/momentos do passado foram subtis e oportunas. Apesar do episódio ter sido lento, foi extremamente importante e necessário para anteceder os próximos (que serão épicos, certamente). Foi o momento de calma antes da tempestade. Aqui reuniu-se as personagens - mesmo aquelas que nunca tinham contracenado -, resolveu-se alguns conflitos, prepararam-se(nos) para a guerra, tanto em termos físicos (armas, mecanismos de defesa, soldados) e em termos emocionais (reencontros, perdões, novos pactos, reposição da verdade, redenção). O episódio deu oportunidade a Jaimie e Theon para se redimirem perante os Stark e perante os espectadores, mostrando a profundidade destas personagens, que evoluíram tanto ao longo de 8 temporadas. Foi ainda um episódio comovente, com a menina de rosto queimado - numa clara referência a Shireen -, as "despedidas" antes da guerra ou a ordenação de Brienne. E ainda assim, com momentos divertidos, especialmente com as tiradas de Tormund. Os dados estão agora lançados e o inverno já chegou.
Há muito que uma série não me deixa tão entusiasmada e ansiosa como esta, sempre à espera do próximo episódio e de novos desenvolvimentos. Em particular, esta série é maravilhosa porque nada é certo, previsível ou intocável. Qualquer um pode morrer, matar, trair, conspirar,... Como na vida, certo? Ninguém é só bom ou só mau. Todos nós somos ambos, e sobressai mais um ou outro de acordo com as circunstâncias.
Estou ansiosa para ver o que se segue, mas ao mesmo tempo não quero que acabe. É sempre um sentimento agridoce, não é?
Pronto, acho que já me alonguei o suficiente e vocês, que não são fãs desta série, estão aqui a apanhar seca. Mas é que esta madrugada estreou o terceiro episódio, que supostamente é o mais longo e tem todo o ar de vir a ser épico e inesquecível. Portanto, tenho só mais um aviso a fazer à navegação:
NÃO ME SPOILEM!
Estou de férias esta semana e só no sábado à noite (ou domingo, não sei) é que vou conseguir ver o terceiro episódio - vou andar com o cortisol nos picos e entrar a medo no facebook, instagram e restantes redes sociais desta vida. Portanto, se ainda me estão a ler, façam um favor a esta alma perdida e não coloquem spoilers nas vossas páginas, não partilhem artigos com spoilers, não façam nada, não se mexam, não respirem... Pelo menos até eu regressar.
GoT it?
(gostaram do trocadilho?)
Agradecida!
Sem comentários:
Enviar um comentário