domingo, 5 de janeiro de 2020

2019



Foi um bom ano. 


Foi um ano que fiz questão que contrastasse com o anterior. Dediquei-me a mim e a fazer aquilo que mais adoro fazer: viajar muito, ler muito, ver bons filmes e séries e festas. Não me foquei muito no lado mais profissional porque precisava muito de viver intensamente. Em 2019 trabalhei apenas para gozar. É que ter um ano como eu tive em 2018 faz-nos pôr as coisas em perspetiva...


Em 2019 fiz 5 viagens: Barcelona, Menorca, Londres, Madrid e Copenhaga-Malmo-Oslo. Ou seja, 7 cidades e 5 países. Voltei a Londres, a minha segunda casa no Mundo, para estar com a minha amiga e para ir a um festival onde vi The Chemical Brothers e Hot Chip. Foi uma viagem especial porque andei só a maior parte do tempo (a minha amiga ia trabalhar) e foi a primeira vez que andei de avião sozinha. Que bela sensação que foi. Perdi horas em museus (no plural) e no Harrod's e até a caminhar pelas ruas e parques. Almocei e lanchei sozinha... Que incrível! Em Menorca descansei com outra minha amiga e senti que estávamos praticamente sozinhas no paraíso. A viagem a Madrid foi especial também porque fomos em família. Foi maravilhoso! Barcelona não foi surpreendente (olá, sou a Catarina e a única pessoa no mundo que não amou Barcelona) e Copenhaga-Malmo-Oslo foi espantoso (ainda hei-de escrever sobre esta viagem). Que 2020 me traga mais viagens memoráveis como 2019.


Em 2019 fui a alguns concertos (Sunset Rollercoaster, Kevin Morby, Conjunto Corona...) e assim os mais memoráveis foram The Tallest Man on Earth, o Benjamin Clementine pela 3ª vez e o meu Ed Sheeran pela 1ª. Por causa dele fui um fim de semana de junho para Lisboa e foi maravilhoso. O tempo estava incrível e voltei ao Jamie Oliver, desta vez em Portugal. A companhia também foi super! ;) Fui a festivais bem porreiros como o Vai-me à Banda e o Westway Lab (se não conhecem, por favor, pesquisem!). Vi A Pipoca Mais Doce ao vivo no seu espetáculo de stand-up comedy e fui ao Summer Market Stylista no Porto. Fiz os Passadiços do Paiva, fui todos os meses ao ginásio, estive sempre em movimento.


Em 2019 desenhei 2 vestidos que se materializaram e eu sinto-me muito realizada por fazer parte do projeto. Sou mesmo feliz a fazer isto.




Em 2019 li alguns livros. 


Tinha dito que gostaria muito de ler 1 por mês, mas não consegui. Li 7: O Sétimo Selo (José Rodrigues dos Santos), O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald), Os Contos de Beedle, o Bardo (J. K. Rowling), O Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley), O Deus das Moscas (William Golding), Mataram a Cotovia (Harper Lee), A Metamorfose (Franz Kafka) e quaaaaaaase que terminei em 2019 Sapiens: Uma Breve História sobre a Humanidade (Yuval Harari). Tenho tantos mais para ler em 2020. Também vi grandes filmes, grandes séries e grandes documentários. Fui  também a muuuuitos museus.


2019 trouxe-me uma perda enorme, logo ali no início, mas trouxe-me também um grande tesouro. Em 2019 fui Tia pela primeira vez e eu nunca na minha vida imaginei sentir este carinho e este amor por um ser tão minúsculo, mesmo antes de ter nascido.


Espero estar na vida desta minha Princesa para sempre. Acompanhá-la no melhor e no pior. Mostrar-lhe histórias fantásticas, ensiná-la a ser rigorosa com o português e a expressar-se sem timidez. Explicar-lhe a importância dos livros, do cinema e da arte no geral. No que depender de mim, aquela miúda vai saber apreciar tanto uma obra renascentista como o canal Panda ou uma música do Toy. No que depender de mim e da família dela (ela ainda não sabe, mas teve uma sorte do caraças com os pais que lhe calharam!) eu sei que vai ser uma criança tolerante, com respeito pela diferença, pelo ambiente e pelos sentimentos dos outros. Vai ser um Ser Humano ainda mais excecional do que já é. Meu amor, vais contar com a Tia para tudo. Para viagens (físicas ou imaginárias), para festas, para pintar ou trabalhar com plasticina, para te ajudar na escola, para te oferecer livros e lermos juntas ou para te explicar a importância de termos comportamentos sustentáveis. Ainda mal abriste os olhos e já me mostraste tanto...




Como podem ver, o meu 2019 foi maravilhoso, mas espero muito mais de 2020.


Para 2020 quero manter os meus ainda mais perto. 


Quero apostar forte nas minhas relações com os outros - tenho muita tendência para me esquecer de responder a mensagens ou retribuir chamadas. Quero ler mais e melhor, quero manter os meus hábitos alimentares e de exercício físico, mas se for possível, quero melhorá-los. Quero ser mais sustentável, consciente e informada do mundo que me rodeia. E quero viajar, conhecer novos sítios ou revistar locais onde sou feliz.


Venha daí esse ano.
Tenham um grande 2020.





Sem comentários: