quarta-feira, 8 de abril de 2020

Casamento em tempo de pandemia



Ora que 10 anos depois vou finalmente ter um casamento na família. Um casamento, malta. Um casamento. Anos à espera disto, na esperança de mandar fazer um belo vestido, à minha visão e feitio - que poderá ser belo ou não para os outros, mas eu não quero saber, né? - e o que é que acontece? Uma pandemia. Só uma pandemia. Já andava eu desde agosto do ano passado a pensar no que queria fazer - e ainda hoje não cheguei a nenhuma solução, avanço-vos já -, mas depois de contactos com a senhora que tem umas mãozinhas de fada e que costuma fazer aquilo que eu desenho, normalmente para as outras pessoas, aconselhou-me a aguardar mais uns tempos. Eu aguardei. Agora 1) obviamente que a senhora não está a trabalhar, logo, não me pode fazer o vestido; 2) as lojas estão fechadas e, por isso, nem sequer posso ir experimentar o que me fica ou não bem; 3) nem sequer sei se vai existir um casamento, pelo menos este ano.


Deixem-me já chegar à frente para dizer-vos mais duas coisas, antes que se enervem: 1) claro que se as lojas estivessem abertas eu não ia na mesma - estou demasiado borradinha para sair de casa e aqui me encontro há 3 semanas; 2) este texto é todo escrito em tom irónico, porque claro que fico triste pela situação, mas pela minha prima que está num impasse se vai ou não casar e não por um vestido, claro. Ok? Bora avançar.


Já comprei o vestido para a minha mãe, porque encontrei um que ela gostou mesmo muito e porque duvido que alguma alma vá àquela loja comprar seja o que for - a marca não tem lojas em Portugal. Mas para mim, já ando a ver e acontece uma de duas coisas: ou gosto do modelo, mas não gosto do valor, ou o preço até é ok, mas o modelo é outra-vez-arroz e a possibilidade de ter 3 Carols com vestidos iguais ao meu numa cerimónia é coisa para me fazer tremer uma vista.


Depois há mais problemas a acrescentar para além destes dois: eu TENHO que experimentar antes de comprar e TENHO que experimentar os vestidos TODOS da loja antes de tomar uma decisão - que depois disso é bastante imediata, não achem que demoro uma vida a decidir. Além disso, normalmente um vestido nunca me fica bem assim sem ajustes, especialmente no comprimento porque esta que vos escreve tem aí 20 cm de altura. Ah, depois também há o problema que é IMPORTANTÍSSIMO para mim: a cor. Eu sou altamente intolerante a más cores. Não me peçam para vos explicar esta intolerância porque eu também não consigo compreendê-la bem, mas olho para uma peça e apaixono-me ou acho-a horrível apenas pela cor... E olhem que a diferença das cores nem precisam de ser enormes para eu ter uma reação drástica ok? Às vezes isto acontece-me com os pretos ou os azuis marinho. Há pretos incríveis e chiques e outros que nem para pano de lavar o carro servem. É este o meu nível de esquizofrenia em relação à coloração. E não, não são efeitos da quarentena, garanto-vos. E nem vou entrar pelos padrões, porque isso é toda uma outra história...


Bom, avante. Numa tentativa meia falhada de encontrar um ou dois candidatos à vitória, escolhi estes aqui das imagens em baixo e vou falar-vos deles. Isto também sou eu a "pensar alto", sabem? para tentar chegar a uma conclusão, assim, em conjunto convosco. Estejam à vontade para opinar ou sugerir outros modelos - SE ME SUGERIREM CASTANHOS, ROXOS, LILÁSES, LAVANDAS OU CORAIS EU MANDO-VOS PASSEAR, POR ISSO, NEM SE INCOMODEM.




Começamos pelos dois vestidos das pontas, que os acho lindos, sim senhor, mas com defeitos. O primeiro defeito é a ausência de alças. Isto sem alças e com este modelo, não resulta em mim - nem em pessoas que não fazem parte da Victoria Secret; A cor do azul é demasiado escura para um casamento que vai acontecer, ainda por cima (a ver, claro!) no verão, portanto, um big no. Por isso, passamos para o cor de rosa, que apesar de ser das cores que eu menos uso, também não é péssimo. Qual é o problema aqui? As bolas. Faço parte do 1% da população mundial que não aprecia o padrão das bolinhas. E tenho que encontrar um cinto que fique bem ali, mais as alças... You know? Too much work. Outro pormenor pouco importante é que estes meninos custam uma módica quantia de 881€ e 4 500€, portanto, não. Já o laranja é aquele caso que não aprecio particularmente o modelo, mas gosto da cor. Acho que tem muito potencial para a época do ano. Porém, iria parecer um suspiro com corante, mas em bom!



Nova seleção, com vestidos não tão vaporosos, mas giros. Os dois da esquerda são lindos, mas sabemos que o do meio é um NÃO porque é preto. O amarelo é um espetáculo, mas tem um decote até ao umbigo e custa apenas 1 717€. Mas era um bom modelo para mandar fazer, não acham? - com um decote mais modesto, claro, e com mais uma cor à mistura. Este verde radioativo dá-me alguns espasmos e nem consigo olhar-lhe fixamente - faz-me tanto lembrar o Flubber, lembram-se disso? O que me leva a concluir que não havia mal nenhum em trocar-lhe de cor, uma que não existisse no vasto leque dos marcadores fluorescentes, digo eu. Também é demasiado tapadinho em cima, o que nem sempre é bom. Além disso tudo, aqui pode não parecer, mas o modelo do vestido é muito bonito e original.




Os próximos são mais "normais", vá. Os da esquerda com um modelo semelhante em cima, que eu aprecio. Gosto bastante das alças do vestido do meio e de todo o modelo, na verdade, mas zero pontos para as lantejoulas e riscas pretas e brancas. Já o da esquerda, nada de incrível, mas ainda assim, uma solução gira para um casamento no verão, se mudarmos o estampado de sofá vitoriano, claro. O macacão nem é sequer uma opção - demasiado calor, senhores! -, mas adorei o modelo e pode ficar para uma próxima, com uma cor viva.



Falando agora de vestidos mais para o comum dos mortais, que encontramos numa Zara, numa Mango ou numa H&M, mas que, por sua vez, se corre um risco enorme de existir uma sósia no mesmo evento, que é uma grande chatice. Fiz uma pesquisa rápida por algumas lojas e, tendo em conta a cor, modelo e material/qualidade, selecionei estes seis modelos. Começamos com os amarelos, que adoro. Estou bastante inclinada para o modelo da esquerda, que me faz lembrar um look que criei há uns tempos e publiquei aqui no blog - e que não me importava nada de o usar agora. O modelo da direita é bastante semelhante, mas aquela cor casca de ovo manhosa não convence, pois não? Além disso, parece um modelo demasiado descontraído para uma festa. Já o do meio, não parece grande coisa nesta imagem, mas se o virem no site vão entender a piada dele. Pontos negativos: 1) preferia que tivesse um amarelo vivo ou um turquesa ou um vermelho vivo; 2) parece-me um tecido fraco e não estou muito convencida em relação à qualidade da confeção. Por isso é que adorava ir à loja experimentar! 3) vestidos compridos em casamentos não é a minha cena. Por norma, acho até um pouquinho deselegante e acho sempre que a pessoa quer tirar a visibilidade à noiva que, relembro, é e tem mesmo que ser a estrela do dia. Claro que há vestidos simples (como este modelo), que não chocam nada ou até aqueles mais informais, com padrões descontraídos que também não me aborrecem, mas evitem os vestidos à dama de honor, especialmente se não forem damas de honor, ok? Sabem? Aqueles fluídos, em tons cueca, com cortes e recortes e tiras e fitas em todo o lado? Esses.



Por fim, uma paleta de cores que não tem nada a ver comigo, mas há aqui coisas que gosto em todos eles. O primeiro é romântico e fofinho - zero a ver comigo -, mas há algo que me atrai. Não seria, claro, das primeiras opções, mas não me importava de experimentar só para saber. O do meio é o meu favorito dos três. Gosto das cores, do modelo, mas acho as alças demasiado finas e o preço demasiado elevado (quase 80€ na Mango). Isto não significa que não pudesse escolhê-lo, até porque o acho versátil e imagino-o a ser usado noutras circunstâncias, o que torna o seu valor mais aceitável. Por fim, o beringela que eu ADORAVA experimentar para saber se tenho o perfil certo para este modelo. Duvido, mas gostava de tirar as dúvidas. A cor atrai-me - imagino uns sapatos cor de azeitona, por exemplo, ou um azul celeste... -, mas acho-a demasiado escura para um casamento, não acham? Também não tem alças, o que pode ser um problema para a minha estrutura, dependendo de como for o corte. De resto, tudo a ver comigo: minimalista com um twistzinho (literalmente), que dá espaço para inventar, numa cor original e midi. Gosto.


Ainda assim, preferia ter a oportunidade de criar o meu próprio vestido... Não sei se vou ter essa sorte.


Por fim, digo-vos que isto tem sido uma canseira, uma consumição para mim... Estou a brincar! Este texto foi para nos rirmos um pouquinho e ficarmos entretidas numa quarentena aborrecida em que já acabaram as séries para ver na Netflix. Não faço ideia do que vou usar no casamento e neste momento não estou preocupada. É a parte gira de momentos como este que vivemos, não é? Vamos sempre relativizando.


Mas já agora, gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto, portanto, mandem vir! :)





Sem comentários: