terça-feira, 14 de abril de 2020

Quarantine Life



Então, como está a correr essa quarentena? Hum? Como assim já estão cansados desta vida? Então não eram vocês que reclamavam sempre com as segundas-feiras? Agora a nossa vida é um domingo em loop... Quão melhor pode ficar?


Estou a brincar, malta! Isto é muito giro enquanto que estamos todos distraídos com alguma coisa, mas depois não há mais séries na Netflix para ver e torna-se tudo uma grande chatice... E há uma coisa que me anda a perturbar um pouco: é que eu até me distraio bastante bem em casa e tenho sempre coisas e ideias para fazer, mas quem não tem esse feitio, deve ser uma sensação horrível de vazio e ansiedade. Além disso, eu tenho um jardim onde posso passar as minhas tardes de fim de semana (e passo), mas há quem não tenha nem uma varanda ou viva em apartamentos mesmo pequenos... A essas pessoas eu só espero que se mantenham firmes e fortes e com a mente ativa e ocupada. A saúde mental é fundamental para que consigamos sair desta situação e não devemos ceder à preguiça, ao pijama e ao sofá todo o dia.


Para evitar que isso aconteça, eu sugiro 10 dicas que resultam comigo. Há muitas outras, mas escolhi aquelas que posso falar por experiência própria, caso contrário, não fazia sentido partilhar, não acham? Experimentem, por muito difícil que possa parecer no início, e depois vejam se sentem resultados positivos:



1 | MANTER UMA ROTINA
Pode parecer uma brincadeira, mas não é. Uma rotina ajuda-nos a manter o nosso organismo regulado, a ter um comportamento e uma atitude mais ativa e até a dormir muito melhor - que poderá ser um problema nestes tempos. Por isso, não se esqueçam de ligar o despertador para o mais cedo que puderem - quem estiver a trabalhar, como eu, para antes da hora de início do trabalho, claro! Mas não falamos só do acordar. É preciso manter a rotina das refeições à hora certa e de deitar cedo. Tentem também planear a vossa semana e estabelecer objetivos concretos, tipo: "Esta semana vou arrumar a roupa toda e reorganizar os roupeiros e gavetas." e manterem-se fiéis até ao fim ao vosso compromisso. Se tiverem um objetivo ou uma tarefa, não custará tanto levantarem-se de manhã e enfrentar o dia.



2 | TIRAR O PIJAMA
Para mim este é o meu grande segredo: tirar o pijama. Estou em quarentena há 1 mês e não tirei o pijama 2 vezes. Adivinhem quais foram os 2 piores dias, aqueles em que não consegui fazer nada de produtivo... Pois, adivinharam! Tirar o pijama significa que o dia começou e é preciso fazer coisas. Não precisam de se arranjarem nem de se vestirem como se fossem sair, mas podem usar um fato de treino ou roupas de andar por casa - desde que se sintam minimamente bonitas, claro. Vejam o post que fiz aqui sobre isto. O importante logo de manhãzinha é mesmo tirar o pijama, confiem em mim!



3 | MANTER OS RITUAIS DE HIGIENE E BELEZA
Ao mesmo tempo que tiram o pijama e acordam cedo, é fundamental que continuem com as práticas que tinham anteriormente. Nem vou falar do banho, porque, I mean, nem me passa pela cabeça que vocês desistiram dessa tarefa, né? Quando acordam devem vestir-se, lavar o rosto, escovar os dentes, arranjar o cabelo e colocar, pelo menos, o creme hidratante. Quem gostar de se maquilhar, força! Para mim isso não é importante, por isso, nunca o faço, mas não começo o meu dia sem este ritual de higiene/beleza. Como nunca me arranjo como se fosse sair - sou mais do homewear, ou seja, leggings, hoodies ou vestidos práticos -, e como não me maquilho, gosto de apostar mais no cabelo. Uso fitas, lenços ou outros apontamentos que dê aquele va-va-vum! Quando passo pelo espelho, tenho que gostar minimamente do que vejo, mesmo que seja numa versão muito caseirinha! Experimentem fazer o mesmo!



4 | EXERCITAR O CORPO
Para mim é fundamental, porque ir ao ginásio fazia parte do meu dia a dia antes da quarentena e não me imagino a não mexer o rabo, sei lá por quanto tempo... E querem que vos conte uma coisa? São estes momentos em que me sinto mais "normal" e tranquila, por isso, pessoal com ansiedade, não neguem uma ciência que desconhecem. O segredo é começar o dia já com roupa de treino. Uso sempre umas leggings e o top. Depois uso uma blusa ou camisola. Depois tenho uma hora específica para ir treinar - normalmente depois do trabalho. Por fim, invento os meus próprios exercícios, mas não faltam aulas online, tutoriais no Youtube, planos de treino no Pinterest... You name it. Talvez seja um dos temas a abordar mais e melhor mais à frente, não acham?



5 | EXERCITAR A MENTE
É tão importante exercitar o corpo como a mente. Quem está a trabalhar em casa talvez não sinta tanta necessidade, porque a rotina de trabalho exige que o cérebro esteja sempre a processar informação, porém, quem não está a trabalhar pode sentir um abrandamento nessa área, que eu acho bastante prejudicial. Claro que ler um livro é a atividade que mais recomendo, mas também podem optar por fazer jogos de lógica, tipo Sudoku, ou instalar aplicações de jogos para o telemóvel (daqueles difíceis), podem estudar algum assunto que gostem e nunca tiveram tempo nem disponibilidade para o fazer, aprender a fazer alguma coisa online podem fazer tanta coisa... Mas essencialmente, mantenham a vossa atividade cerebral super on!



6 | SABER QUANDO DESLIGAR
Este ponto é importante e é também aquele que eu tenho mais dificuldade. Eu consigo desligar-me das notícias. Mantenho-me informada, vejo as atualizações diárias sobre a pandemia, leio uma ou duas notícias e chega. Não vivo agarrada ao telemóvel ou à TV. Isso aumenta tanto a nossa ansiedade e o pânico que não faz bem a ninguém. Tentem abstrair-se também. Por outro lado, e aí reside a minha dificuldade, é muito fácil estarmos num scroll infinito nas redes sociais, não é? Pois, também não é vantajoso e faz-nos perder demasiado tempo sem qualquer utilidade ou produtividade. Além disso, muito do que vejo são pessoas plenas, em bom, como se a vida delas não se alterasse por um milímetro e isso é falso. Toda a gente está a sofrer neste momento e vocês não se devem sentir mal porque uma influencer qualquer treinou 3 vezes hoje e vocês não sairam do sofá. Ninguém é melhor que ninguém e todos têm que encontrar o próprio caminho para lidar com esta situação. Aceitem isso e não esperem ser produtivos 24/7. É impossível. É impossível para toda a gente. Aceitem que há dias bons e maus e não se deixem influenciar pelo que vos vendem online e que só serve para aumentar essa ansiedade que poderão estar a sentir. A solução é saber quando desligar ;)



7 | COMER BEM
Sou uma autêntica crente na alimentação. Acho que uma boa alimentação é o segredo para tanta coisa: para nos sentirmos mais saudáveis, mais felizes, mais ativos, mais inteligentes, mais perspicazes, mais fortes... Por outro lado, comer mal e a horas disfuncionais pode trazer problemas. Eu chego-me à frente e digo que ando a comer pior do que antes porque não como a meio da manhã e raramente a meio da tarde, como muito mais carne do que o desejado - mas não sou eu que cozinho, por isso tenho que comer o que está na mesa - e como muito mais porcarias e muito menos frutas e legumes - mas mantenho-me muito fiel à sopa diária. Comer porcarias é quase natural numa situação destas, quase como se fosse uma compensação pelo que estamos a passar e sabe muito bem. Mas não nos faz nada bem. Não sou contra um ligeiro descontrolo nesta altura - desde que seja mesmo muito ligeiro -, mas tentem comer o melhor possível, a horas, beber muita água e nunca, mesmo nunca saltar o pequeno-almoço!



8 | FALAR COM OS AMIGOS E FAMILIARES
Muitas vezes só precisamos de matar as saudades dos nossos para nos sentirmos imediatamente mais felizes e sãos. Liguem às pessoas, façam videochamadas, digam o que sentem, desabafem de coração, partilhem brincadeiras, mantenham os grupos do WhatsApp ativos e lembrem-se: estamos todos a passar pelo mesmo.



9 | SER TOLERANTE
Estão em casa com outras pessoas? Então entendem o que quero dizer com isto. É preciso que sejam tolerantes uns com os outros, que respeitem o outro e que o acalmem no momento certo ou que se afastem quando tiver que ser. Somos todos diferentes e lidamos com as situações de formas distintas, por isso, tentem não provocar nenhuma irritação e mantenham-se calmos, porque também ninguém vos quer irritar só porque deixou uma colher na banca da cozinha. Respirem fundo... Pode ser só tensão acumulada.



10 | FAZER O QUE NOS DÁ PRAZER
É tão importante entendermos o que gostamos mesmo de fazer e fazê-lo todos os dias, ou o máximo de vezes possível... Esse é o nosso escape. Por exemplo, eu gosto de pintar, fazer exercício ou ver filmes e séries ou ler. Esses são momentos importantes para mim e que me acalmam e deixam feliz. O que vos faz feliz? Descubram e ponham em prática.





Sem comentários: