quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Home Office

É bem possível que muitas de nós já estejam novamente em teletrabalho. Algumas nunca deixaram de o fazer e outras pessoas podem estar agora a reviver esta nova realidade. Fazer da nossa casa um escritório nem sempre é fácil porque deixamos de distinguir o que é o espaço para trabalhar e o espaço para descansarmos desligadas... do trabalho! A linha que deve separar estas duas esferas da nossa vida - a pessoal e a profissional - fica um pouco esbatida quando trabalhamos em casa. É necessário um esforço grande da nossa parte para não trabalharmos demasiado e/ou não descansarmos quando deveríamos estar a trabalhar. É esse o equilíbrio necessário que nos devemos focar.

Eis aqui algumas regras básicas para fazer teletrabalho sem prejudicar o nosso dia a dia:



1) Ter noção das horas.
É importante termos sempre a noção de que existe um horário para ser cumprido, tarefas para serem executadas e responsabilidades a serem assumidas, portanto, nada de ficar a dormir até mais tarde ou parar para ir para o sofá explorar a Netflix. É fácil, estando em casa, de "aproveitar para fazer coisas". Ora é estender uma roupa, adiantar o jantar, aspirar a casa ou fazer um bolo. Seja qual for a tarefa, não o façam. Não confundam o tempo de trabalho com o tempo de lazer/doméstico. Pensem que se estivessem no escritório não iriam poder fazer tudo isso e em casa não deve ser diferente.
Por sua vez, não se esqueçam que efetivamente existe um horário para cumprir... um horário de "saída". É fácil, estando em casa, dar continuidade ao trabalho porque "é só mais um bocadinho". Mas não devemos fazê-lo. Estamos a prejudicar-nos e à nossa estabilidade familiar. A dificuldade, por vezes, é mesmo saber quando parar, especialmente ao fim de semana!



2) Estabelecer uma rotina.
No seguimento do ponto em cima, é ideal que se estabeleça uma rotina diária adaptada à nova realidade. A rotina não deve só passar pela hora de "entrar e sair", mas também de nos arranjarmos, de planearmos as refeições, de organizarmos o trabalho, entre muitas outras coisas. 



3) Definir um espaço fixo.
É importante escolher uma zona da casa destinada ao trabalho que não seja, por exemplo, a mesa de jantar onde tem que se arrumar tudo a cada refeição. Esta rotina de "montar e desmontar o escritório" pode gerar ansiedade, desmotivação e desorganização. Não queremos isso. Encontrem um espacinho, por pequenino que seja, para criar uma área de escritório. Precisam de uma mesa e de uma cadeira confortável. Convém que haja eletricidade para ligar o computador e a luz natural é um plus que vai melhorar consideravelmente a qualidade do trabalho. E por favor, não se atrevam a trabalhar constantemente no sofá... Estou a falar por experiência própria!



4) Tornar o espaço confortável.
A cadeira escolhida deve ser o mais confortável possível. Afinal é lá que se vai passar a maioria do tempo. Depois disso, o espaço deve estar limpo e organizado. Devem sempre ter à mão tudo o que precisam - folhas, canetas, agrafadores, sublinhadores, etc. - e afastar tudo o que seja uma grande distração. Coloquem um candeeiro por perto para ajudar com a luminosidade se não existir luz natural suficiente. Por fim, podem usar alguma decoração para se sentirem melhor, como uns quadros, flores, alguns elementos decorativos...



5) Make it special.
Uma das vantagens de trabalhar em casa é que podem estar 100% à vontade. Usem e abusem das mantinhas nas pernas, das chávenas de chá e de todas as comodidades que há em trabalhar em casa. Importante mesmo é que tirem sempre o pijama. Pijama all day só é permitido aos domingos. Não queremos que todos os dias sejam domingo, certo? Claro que não. Já para não falar que os níveis de produtividade descem consideravelmente, porque se não tirarmos o pijama, o dia não começa na realidade. E já sabem que vão passar vergonha se tiverem uma last minute call. Aprumem-se sempre!



6) Shhh...
O espaço escolhido deve ser confortável, luminoso e tudo isso, mas deve também ser afastado de todos os barulhos. Deixe a televisão desligada ou sem som. Se tiverem crianças em casa a tarefa fica mais dificultada, mas ainda assim, é importante escolher um cantinho mais sossegado.


Contem-me lá... Quem é que está em teletrabalho ou home office, ou o que queiram chamar? ;)


Sticky&Raw


Sem comentários: