domingo, 30 de dezembro de 2018

Top Cinema de 2018

Não poderia terminar o meu ano sem fazer um Top 5 dos meus filmes e séries favoritos do ano, certo? Foi um ano fértil em cinema, como sempre, o que prejudicou grandemente as minhas leituras - uma vergonha. Mas vamos lá falar sobre o que de melhor vi em 2018. Se ainda não viram, tratem disso o mais rápido possível!


Os meus 5 filmes favoritos
Aviso que estou com alguns problemas de memória e é muito provável que me tenham escapado alguns bem bons! O que é mais do que certo é que o primeiro foi o mais marcante para mim.


Em 5º lugar

Deadpool 2
Nunca falha. Adoro Deadpool porque é tudo aquilo que menos esperamos ver num super-herói. Adoro o conceito e em particular o guião, que não seria nada sem a brilhante interpretação do fofo do Ryan Reynolds. Mas deixo já aqui escrito que tudo, e mesmo TUDO, o que é Marvel está no meu Top sem ser preciso mencionar.


Em 4º lugar

BlacKkKlansman: O Infiltrado
Foi o último filme que vi este ano e fiquei muito espantada pela forma que o Spike Lee pegou num assunto horrível, violento e vergonhoso e transformou-o num filme incrível como este. BlacKkKlansman é leve sem ser superficial, é engraçado sem ser desrespeitoso, capta a alma de ambas as partes e inclui interpretações maravilhosas. Conta uma história hilariante - que até me custa acreditar que é real - que merece destaque. Não vou contar muito mais. Só quero que não deixem passar muito tempo sem verem este filme. Ok?


Em 3º lugar

O Quadrado
Já falei imenso deste filme aqui. É sueco, esteve nomeado para os Oscars e é maravilhoso.


Em 2º lugar

A Quiet Place
O segundo melhor filme do ano. Não é uma masterpiece pelo tema, mas da forma como é abordado. Achei maravilhoso a forma de como foi explorada a comunicação e a extraordinária capacidade de adaptação do ser humano. É um filme de terror que fala de muito mais do que simplesmente aliens. Na verdade eles nem são o foco do filme. E nem precisamos de falar sobre o incrível trabalho da Emily Blunt e do seu super marido John Krasinski - que neste caso é ator e realizador. Vale TÃO a pena ver A Quiet Place...


Em 1º lugar

Call Me By Your Name
Acho que ainda não sei descrever este filme e o quanto me fez chorar como uma Maria Madalena. Leiam o que escrevi aqui. Comecei por dizer, em fevereiro, que achava que este seria o meu Capitão Fantástico de 2018. E foi mesmo.


Menção Honrosa

Tully
Podia fazer tantas menções honrosas, mas não ia ficar bem sem falar de Tully. Comecei por achá-lo bonito e simples, mas quando o filme terminou é que compreendi de facto a qualidade do que tinha acabado de ver. Tully é obrigatório para todas as mães, maridos e filhos. É um filme tão cru e real que arrepia. Vale tão a pena!


As minhas 5 séries favoritas
Este foi, sem dúvida, um ano de séries. De novas séries e de continuação de séries antigas. Selecionei as minhas 5 favoritas.


5º lugar

Suits
A nova temporada já não conta com Mike nem com a Rachel, por motivos mais do que óbvios, mas a série foi reforçada com Katherine Heigl. Continua a ser uma história interessante e com casos que entretém e nos mantêm coladinhos ao ecrã, sempre com a maior pinta de sempre.


4º lugar

Gossip Girl
Vai ser sempre a minha série do coração - e o Sex and the City, claro - e a Blair e o Chuck vão ser sempre o meu couple goals, e esta cena será sempre uma das minhas favoritas. Mas fora preferências pessoais, esta série tem toda uma produção surreal, que vai dos cenários ao guarda-roupa e às voltas e reviravoltas do script. É uma série light, para desenjoar das séries mais pesadonas como eu já vou referir em baixo, ou dos filmes mais intensos. É uma série para fazer sonhar, também. E também foi por isso que a revi bem no final de 2018, para me relembrar de algumas coisas da vida que já me tinha esquecido...


3º lugar

The Crown
Foi uma agradável surpresa. Comecei a ver The Crown quando as minhas outras séries tinham terminado e não sabia o que fazer. Fiquei tão viciada e tão interessada nesta história da Coroa Britânica e na história particular da Rainha Elizabeth, que aguardo ansiosamente o regresso, já no início do próximo ano!


2º lugar

Handmade's Tale
É assustadora. Praticamente um terror psicológico que me tem incomodado cada vez mais, porque vejo que se está a fazer caminho para que este guião se transforme cada vez mais em realidade. E não deve haver nada mais assustador do que isto. Se há série que toda a gente deveria ver - e refletir muito a sério sobre ela - é esta Handmaid's Tale. Vejam, mas preparem-se para ficar incomodadas... Afinal, o cinema serve para isso mesmo não é?


1º lugar

Black Mirror
Quem nunca viu Black Mirror deve fechar este blog imediatamente e tratar de resolver este assunto. É só das melhores coisas que tenho visto por aí. De verdade. Ninguém deveria passar para 2019 sem conhecer esta série. Ninguém. Há coisas aqui surpreendentemente possíveis e viáveis. Estaremos preparados? Venha de lá a próxima temporada!


Menção Honrosa

Sharp Objects
Já falamos sobre esta série aqui. Não era justo não a mencionar.


E a vossa lista é muito diferente da minha?



Sem comentários: