segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Welcome back!



Pânico! Os cardigans voltaram em força. 


É uma super tendência, caso ainda não tenham reparado. E agora vou dar-vos 2 minutos para respirarem fundo, porque eu sei que vocês despacharam os vossos casaquinhos de malha todos - sim, aqueles todos que tinham no closet, um de cada cor - há uns 10 anos... Eu sei porque eu também me incluo nesse clube. Não que me arrependa de o ter feito - credo, que ninguém aguentava tanto casaco de malha fraca igual -, mas a verdade é que agora começamos a olhar para eles de outra forma.


Ai vocês ainda não acham que um cardigan pode ser uma tendência? 
Então leiam este texto até ao fim e depois falamos.


Claro que não estamos aqui a falar do típico casaquinho de malha que faz "pandâ" com a camisola de gola alta - jeezzz!!! Isso para mim está ali muito próximo do Croc. Não. Estamos mesmo a falar de casacos com personalidade, tipo este aqui da coleção Leandra X Mango que era a luz dos meus olhos e voou que nem promoção da Ryanair... RIP.



São vidas difíceis amores, bem sei. Agora não há propriamente nenhum que me aqueça o coração, mas nada que me aborreça porque eu ainda tenho e uso alguns casacos de malha que fui deixando ficar no meu closet. Não estou totalmente out!


Isto de falar e não mostrar provas do que estou a dizer não é muito esclarecedor nem convincente. E se a minha palavra não chega, tenho que chegar algumas imagens à frente, como estas da Chanel, umas das marcas haute couture que explorou bastante esta peça e reinventou-a na coleção Ready-to-wear Fall 2019.




Mas não foi a única, que seria... Alberta Ferreti, Marni, Victoria Beckham ou Marc Jacobs foram outras marcas que olharam para esta peça e pensaram "Olha, porque não?" e plim, criaram uma tendência quentinha, cheia de pinta e muito útil para o nosso dia a dia, não acham? Vá, vamos dizer todas em coro: "OBRIGAAAAADA!!!"




Mas e como é que isto funciona no street style?, perguntam-me vocês. Funciona muito bem, quer na meia estação, com uns casacos em algodão, por exemplo, ou nas alturas mais frias, por baixo de um sobretudo ou blazer ou até por cima de camisolas igualmente quentes. Eu sou bem fã dos oversized - como sempre, não é?, vocês até já estavam a prever que eu escrevesse isto - porque acho que dá uma grande pinta ao conjunto e não fica a parecer too much granny. Se bem que o granny look é cada vez mais apetecível...




Porém, devo deixar aqui uma ressalva para os looks que vemos aqui em baixo. Adoro ver um blazer por cima, como se o cardigan fosse o antigo colete masculino, sabem? Acho a ideia bem gira e muito fácil de explorar. Outra mais difícil é o cardigan por dentro das calças. Yep, isso mesmo. Como se fosse uma blusa. E não podem ficar muito surpreendidas porque já vi isto a acontecer na Massimo Dutti no ano passado, por exemplo, - experiência que correu muitíssimo bem, por sinal. Um cardigan por cima de outro carigan é um talento que só poucas pessoas no mundo possuem e Olivia Palermo é, claramente, uma delas. Não acho que resulta sempre bem, mas quando resulta, cuidado aí! Por fim, uma ideia mais comum, o cardigan oversize com um cinto para demarcar as linhas.




Como podem ver, o cardigan é quase como o bacalhau, dá para usar de 1001 maneiras. Espero que se tenham inspirado e que vão a correr ao fundo do roupeiro sacar dos vossos casaquitos de malha e dar-lhes uma nova vida. Eu já fui buscar os meus ;)





Sem comentários: