quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

2019: o best of!

Ainda sobre 2019, achei importante fazer um apanhado das coisas memobouas que fui lendo e vendo, mais que não seja para me recordar delas no futuro. Também costumam fazer o vosso best of ou nem por isso? Vejam lá se concordam com o meu:


Os melhores filmes que vi em 2019
Quando vi Green Book achei que o ano estava fechado por ali. Enganei-me. Chegou o Era uma vez em... Hollywood e eu fiquei tola com a genialidade e personalidade do Tarantino (mais uma vez) e com as interpretações fenomenais dos três atores principais. A seguir vi Parasite e, sem saber ao que ia, fiquei assoberbada. Que história tão absurdamente maravilhosa que nem dá para explicar, tem mesmo que ser vista. Depois veio a jóia do ano: Joker, sobre o qual já falei no blog e já vi 2 vezes. Esta obra de arte está taco a taco com Marriage Story. Foi dos últimos filmes que vi em 2019 e fiquei maravilhada com a beleza das relações humanas (e as suas constantes metamorfoses) e com a dura realidade que afeta qualquer um de nós. É toda uma história feita de amor e cumplicidade a um nível tão real que mói. Senti por Marriage Story o mesmo que quando vi Call Me By Your Name: que me vão acompanhar para a vida. Foi um filme que tocou ali nas profundezas da alma e é uma bela obra de arte. Menção honrosa para Avengers e Star Wars (óbvio!!!).


As melhores séries que vi em 2019
Vi imensas séries em 2019, mas estas foram as que mais me surpreenderam. Peaky Blinders vai ficar confortavelmente no meu top de séries por largos anos, acredito. Nunca me tinha acontecido ficar tão viciada numa série como com esta ao ponto de a ver toda numa semana (e não, não estava de férias!). Black Mirror não teve a melhor temporada de sempre, mas ainda assim, mais genial do que a grande maioria (ao contrário, por exemplo, de Game of Thrones). Handmaid's Tale é das melhores coisas que existe na TV e, como já disse antes, deveria ser de visualização obrigatória. The Crown voltou em grande com a Olivia Coleman e com a Helena Bonham Carter, o que por si só, já é um acontecimento e merece estar no pódio. Por fim, The Witcher foi a minha surpresa mais recente. Vi a primeira temporada num ápice e estou a aguardar ansiosamente novidades. Se gostam do mood Game of Thrones, então é ponham-na na lista. E não, Vikings não está sequer numa menção honrosa... 


As melhores séries-documentais que vi em 2019
Chernobyl é, sem sombra de dúvidas, a mais incrível série documental do ano. Consegue explorar esta tragédia e explicar tudo ao detalhe como se nós, meros espectadores, tivéssemos 4 anos. Fenomenal. Mindhunter foi outra série que devorei. Baseada em factos verídicos - claro, caso contrário não estaria nesta categoria - e cheia de detalhes on point que demonstram o desenvolvimento da investigação através de perfis (digamos que é o que deu início a Mentes Criminosas). When They See Us é assustador. É a história verdadeira de 5 rapazes que foram injustamente acusados de uma violação e de todos os erros, falhas e preconceitos que aconteceram ao longo da investigação que permitiram que isto acontecesse. Vale a pena ver. É por histórias como estas que eu sou muito pouco crente na ideia da pena de morte... Mas isso é outra discussão. A última série que vi (em 2 dias) foi Unbelievable. Uma investigação real sobre um violador em série. Está extremamente bem feita, com grandes atrizes (especialmente a Toni Collette). Por fim, um documentário de verdade (não uma encenação), Free Solo. Já escrevi sobre este documentário aqui no blog e acho-o um boost de motivação e inspiração. Perfeito para ver no início do ano! Além disso, está tecnicamente perfeito - não foi à toa que venceu o Oscar, não é?


Os melhores livros que li em 2019
Mataram a Cotovia foi o melhor livro que li em 2019 e dos meus favoritos de todo o sempre. A escrita é simples e muito rica ao mesmo tempo, cheia de detalhes, mas sem ser aborrecida, faz com que o leitor se sinta dentro da história, a correr em frente ao portão do vizinho ou a ir bater-lhe à porta com as mãos a suar. É absolutamente maravilhoso. Gostei tanto que o li em 2 dias. Depois vem O Deus das Moscas. Uma amiga disse-me que quando pensa em terror, pensa nesse livro e eu concordo com ela. É terrível quando nós vemos o que seríamos capazes de fazer numa situação semelhante. Um livro marcante, sem dúvida. O Admirável Mundo Novo é um clássico obrigatório. Não é de leitura fácil, mas vale a pena. Eu não sou fã de ficção científica, mas ainda assim fiquei assoberbada com esta obra. Venha agora o 1984, que já está na minha mesinha de cabeceira. O Grande Gatsby é a minha história de amor favorita e o Jay Gatsby é das personagens que mais gosto. O livro é uma delícia (e pequenino, lê-se num instante!). Por fim, Sapiens: Uma Breve História sobre a Humanidade é um livro que me acompanhou ao longo de quase todo 2019 - é muito grande e é quase uma enciclopédica, sentia a necessidade de ir lendo outros livros entretanto. Ainda não o terminei, mas faltam-me nem 50 páginas, portanto já posso falar sobre ele. É obrigatório para quem quer saber mais sobre tudo, sobre onde viemos, sobre a génese das coisas, sobre a criação de conceitos e preconceitos, tudo. É um ótimo livro de cultura geral que eu aconselho a toda a gente.


E o vosso best of qual é?





Sem comentários: