segunda-feira, 27 de abril de 2020

Férias 2020


Faz precisamente hoje 1 ano que fui para Menorca. Foi uma semana maravilhosa, cheia de praias lindas, sossego e dias muito, muito simples, como eu estava a precisar nessa altura. Por isso pus-me a pensar nas diferenças e nas voltas que a vida dá em apenas 1 ano.


Este ano tinha decidido que ia fazer menos viagens, mas gostava de fazer uma que está no meu pensamento há muito tempo. Já fui a Londres (e gostava de voltar no final de maio) e estava a planear ir a mais uma ou duas cidades europeias, só num fim de semana prolongado (Amesterdão ou Cracóvia e Budapeste). Para além dessas, A viagem do ano seria mais prolongada do que o normal, sem pressas de conhecer tudo em pouco tempo. Já tinha companhia, o que é um bom primeiro passo. Começou-se por se falar em Croácia e Istambul - quero taaaaanto conhecer Istambul! - e até ponderei regressar à Grécia - que quero muito fazer, mas não já. Depois fiquei parada no mood Itália, que há muito que é um dos meus países de sonho, como já escrevi aqui várias vezes. Adio sempre Itália porque gosto dela por amor e o pouquíssimo tempo que estive em Milão fiquei bastante desiludida. Tenho sempre muito receio de chegar aos sítios com que sonho e ficar... "Eh, nada de especial". Era a pior coisa, mas acho mesmo que isso não vai acontecer.


Há algo naqueles ares do Mediterrâneo que me atrai imenso e aquela vida simples e tão natural é absolutamente extraordinária. Senti isso na Grécia e quero muito viver esse espírito em terras italianas. O meu mood dessa suposta viagem era uma mistura de Comer, Orar, Amar e de Call Me By Your Name, sabem? Gostava que metade fosse a conhecer Roma e outras cidades mais turísticas, mas depois arranjar um canto tranquilo só para comer bem, ler, dormir de janela aberta e dar mergulhos.


O Coronavírus veio para ficar e esta ideia está completamente arrumada da minha cabeça para 2020, mesmo que me digam que já está tudo bem e podem ir. Hm-hm, não me parece! Gosto de acreditar que terei muito tempo para conhecer estes sítios maravilhosos, desde que tenha saúde e que os meus estejam bem, portanto, não vou arriscar isso tão cedo.


Acho mesmo que vocês deviam fazer o mesmo. Pensem se vale mesmo a pena continuar com uma ideia de férias de sonho. Quando lá chegarem é provável que nem se sintam seguros ou à vontade, porque existe sempre a possibilidade, a ameaça. Valerá a pena? Eu acho que não. Vejam 2020 como um bom ano para poupar dinheiro e para planear muito bem planeadas todas as férias de 2021 que teremos. E para umas escapadinhas aqui em Portugal, quando voltar a poder acontecer, para bem da nossa sanidade e da nossa economia.


Itália, e os outros países, ficarão para mais tarde.





Sem comentários: