quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Menorca

Cala Turqueta

Este post já está atrasado alguns meses, mas não esperem mais. Ele chegou. Na semana em que terminou abril e começou maio estive de férias em Menorca. Este destino não era o plano A, nem o B e penso que também não seria sequer o F... Porém, surpreendeu-me tanto que já só penso em voltar um dia.

Menorca é o paraíso para quem aprecia a easy-life, sem luxos, sem pressas, sem complicações. É um destino perfeito para usufruir de praias lindíssimas, algumas selvagens, de descanso total e de pores do sol mágicos. Aviso a tripulação que quem quer noitadas, bares e restaurantes fancy e super-instagramáveis, Menorca não é o vosso spot. Lá vive-se de forma simples, sem coisas a mais e tudo é mais natureza e paz do que cidade ou confusão. Mas vamos ao que interessa:

Onde fiquei alojada?

Ficamos muito bem alojadas num aparthotel em Cala Blanca, perto de Ciutadella. Era um sítio simples e tranquilo, com uma vista privilegiada para a piscina e para aquele mar azul. Tínhamos um mini mercado ao lado onde comprávamos pão fresco todas as manhãs e um irish pub em frente ao mar que oferecia um por do sol bem bonito. Tínhamos também uma espécie de fórum comercial, com pequenas lojas tradicionais e uma pizzaria take-away com pizzas deliciosas (que nos desenrascaram numa noite em que chegamos da praia às 21h e com zero vontade de cozinhar) e um chef super atencioso que nos fez um desconto sem motivo nenhum! Acho que não podíamos ter escolhido melhor. Não esperem muita oferta luxuosa. Podem encontrar alguns hotéis nas cidades ou perto da praia Cala Galdana (a maior e mais povoada e também concessionada). Mas o meu conselho é alugarem uma casa/apartamento/aparhotel que vos permita confecionar refeições (especialmente para levarem para a praia) e aproveitem a vida simples.

O que comi?

Es Cranc, Fornells

Menorca pertence a Espanha, portanto as tapas são incontornáveis. Na mesma media, o marisco é uma preciosidade da ilha, especialmente em Fornells, uma vila de pescadores onde pudemos experimentar a caldereta de marisco, que foi só das refeições mais felizes de sempre. Não pudemos comer a de lagosta, que era a nossa intenção e que tem muito boa fama na ilha, mas valeu na mesma. Quanto a supermercados, é super fácil desenrascar qualquer coisa num mini mercado local, mas se se quiserem deslocar mais um pouco, podem sempre encontrar vários Lidls ou Mercadonas. A nossa rotina no que diz respeito à alimentação foi seguir a regra do leve e prático. Fomos às compras no primeiro dia e trouxemos praticamente tudo para a semana inteira (muito à base de frutas, legumes, leguminosas e iogurtes). Compramos tupperwares para guardarmos a comida e levarmos para a praia. Ainda hoje me dão imenso jeito! Tomávamos sempre o pequeno almoço em casa, preparávamos o almoço e snacks leves (umas sandes, saladas frias com feijão ou grão de bico, massa fria, palitos de cenoura, fruta, galetes de milho, etc.) que metíamos à mochila e seguíamos em busca das praias mais lindas. No fim do dia, jantávamos em casa ou em restaurantes.

As praias

Cala Morell

As praias são absolutamente idílicas (a maioria) e muito melhores do que vemos nas fotografias. Porém, não vão ao engano: algumas das praias são selvagens e, por isso, não existem casas de banho, espreguiçadeiras, guarda-sóis, nadador salvador, bares, massagens, bolas de berlim ou qualquer outro tipo de infraestrutura ou negócio. Zero! E isso dá-lhes um encanto extra, na minha opinião. Já para não falar que algumas são de difícil acesso, que implica caminhar ao longo de alguns quilómetros em caminhos mais ou menos difíceis.

A praia mais turística é, talvez, a Cala Galdana, que nós não visitamos. As minhas duas favoritas foram a Cala Turqueta (porque aquele azul e aquela paz é de outro mundo) e Binibequer, uma praia pequeníssima mas muito bonita e pitoresca. As praias do norte da ilha são mais ventosas, mas igualmente bonitas.

No norte conhecemos a Cala Morell (que não é nada de especial, mas onde dormi um soninho profundo de tão cansada que estava da viagem!) e a La Vall que parece uma cópia das praias na nossa Costa Vicentina, lindíssima e com metade das ondas. Tentamos muito ir à Cala Pregonda mas não demos com o caminho e isso custou-nos algumas histórias hilariantes para contar!

La Vall e Cala Morell
Cala Macarella (se não me engano) e Cala en Porter

Já no sul da ilha, onde estão as praias mais paradisíacas, conhecemos a Cala Turqueta (gostamos tanto que fomos lá parar duas vezes!), a Es Talaier que apenas se acede a pé, segundo um local nos informou (caminhamos ao longo de 1 hora no meio do nada, com cabras selvagens a correr ao nosso lado, para chegarmos à praia. Estendermos a toalha e começou a chover torrencialmente. Vidas!). Estivemos também bem estateladas na Cala en Porter, muito bonita, acessível de carro e, por isso, com mais gente. O mesmo aconteceu na Cala Macarella, uma das praias mais famosas da ilha que tem bares, WC's e muito mais gente (talvez por isso, não foi das minhas favoritas). Ainda tivemos tempo para descontrair sem mais ninguém na Cala Mitjana e, por fim, quando estávamos em modo-passeio, conhecemos, sem contar, a praia de Binibequer (que tem um pequeno bar, apesar de estar fechado quando lá fomos e é de fácil acesso) e a Platja de Punta Prima (mais turística e caricata por causa do farol como imagem de fundo).

Ficaram tantas, mas mesmo tantas praias por ver que eu acho que mesmo que se lá estivesse 15 dias não ia conseguir fazer um check a todas... O que é bom, assim tenho motivos para voltar.

Cala Turqueta e Cala Mitjana
Binibequer

Conselhos:
1) Selecionem praias que gostavam mesmo de visitar e percorram uma de manhã e uma à tarde. Assim vão conseguir ver o máximo e, ao mesmo tempo, aproveitarem para relaxar em cada uma delas.
2) Sempre que possível e se quiserem, desloquem-se a pé entre as praias. Existem trilhos e a caminhada, apesar de ser dura, especialmente com o calor, é lindíssima, de uma tranquilidade que só a natureza selvagem nos pode oferecer.
3) Levem comida e água suficiente para aguentarem o dia todo porque será difícil encontrar locais de venda;
4) Não levem demasiada tralha. Para além de vos atrapalhar nas caminhadas, não vão precisar de mais do que uma toalha, um livro, comida e um guarda sol (se acharem necessário, mas muitas vezes existem árvores para se abrigarem nas horas de maior calor).
5) Não danifiquem o ecossistema. Caminhem nos trilhos já preparados para a passagem, não apanhem flores nem plantas, não alimentem os animais selvagens, não levem "souvenirs" das praias para além de boas recordações e de fotografias épicas.

Aspeto super positivo: como era época baixa as praias estavam praticamente desertas e chegamos mesmo a ser as únicas pessoas no areal, o que é surreal tendo em conta aquele paraíso. Porém, a temperatura estava amena e nem sempre convidava a grandes aventuras no mar.

Aspeto negativo: apanhamos uma praga de algas em algumas praias. Eu tenho muito nojo de algas (prefiro-as enroladas em arroz com salmão dentro, mas isso sou eu, né?) e havia pelo menos uma praia onde era impossível entrar no mar. As restantes, se me distraísse muito e conseguisse ultrapassar aquela linha à beira da areia, então estava tudo bem.

As cidades e vilas

Binibeca (vila)

Menorca tem duas cidades principais: Maó (ou Mahon), que é a capital, e Ciutadella. Cada uma numa ponta oposta da ilha. Nós ficamos alojadas na segunda, apesar de termos aterrado no aeroporto da primeira. Em menos de 1 hora estávamos a chegar a casa. Yep, a ilha é tão pequenina que dá para percorrê-la toda de uma ponta a outra em pouco mais de 1 hora.

Ciutadella foi a cidade que mais gostei de conhecer, com um centro histórico muito bonito e tudo tão bem estimado que parecia que não vivia lá ninguém, que era apenas para ver. É um ótimo sítio para encontrar lojas de comércio tradicional (menorquinas é o que não falta em Menorca!) e outras mais globais, bem como restaurantes e barzinhos que servem tapas e cervejas. O ambiente é ótimo, com movimento mas sem grandes confusões (porque, relembro, fui na época baixa) e à noite as luzes da cidade dão-lhe um ar tão querido que apetece ficar por ali.

Maó é semelhante, mas com mais movimento, com muito mais comércio, especialmente de grandes empresas e lojas que todos conhecemos. A marina é bem bonita. Passamos uma tarde a passear pela cidade, num dia cinzento demais para arriscar ir para a praia. Não tenho fotos de nenhuma destas  duas cidades.

Binibeca (vila)

Fomos à vila de Fornells para jantar, em busca da caldereta de lagosta e encontramos uma vila de pescadores extremamente bem cuidada, mas não se via uma alminha a passar e quando encontramos o restaurante apercebemo-nos que para além de nós, só estava um casal estrangeiro numa sala enorme. Foi caricato, mas soube bem aquela exclusividade e calma, longe das confusões que eu acredito que existam nos meses altos. Quanto à cidade em si, não posso dizer muito porque estava tudo fechado e meio escuro, mas gostaria de voltar.

Por fim, e como estamos a falar de vilas, fomos conhecer Binibeca. O nosso voo partia às 17h e decidimos passar a manhã a conhecer a vila, almoçar num restaurante típico (tapas, claro!) e depois seguir para o aeroporto a partir daí. Binibeca é obrigatório para quem quer ter um cheirinho das ilhas gregas. É uma vila pequenina mas muito pitoresca e toda caiada. Pode ser um bom sítio para encontrar alojamento.

Para além da única estrada que liga todas estas cidades/vilas e ainda mais algumas, o resto dos caminhos são quase sempre feitos em terra batida, especialmente os que vão dar às praias. E são  tão estreitas que parece que só têm um sentido (mas têm sempre dois!). São caminhos maravilhosos, mesmo como se vê nos filmes. Andamos quilómetros sem ver uma alma a passar...

As Noites

Se vão em busca de noches locas então aviso-vos que Menorca não é o vosso destino. O único bar que eu tive conhecimento foi o épico Cova d'en Xoroi (mas confesso que também não pesquisei muito mais). Este bar fica numa gruta numa encosta de uma falésia e contado ninguém acredita. Foi um pôr do sol lindíssimo, com uma Pomada na mão, a bebida típica da ilha (gin Xoriguer, feito na ilha, limão e gelo) e uma vista incrível. É caro entrar nesse bar, mas vale a pena!

Sobre Menorca

Não consigo descrever Menorca em palavras e muito menos em fotografias (o meu telemóvel tem uma câmara péssima), por isso aconselho-vos a irem lá visitar e a verem com os vossos próprios olhos as praias paradisíacas que temos a pouco mais de 2 horas de distância de avião.

É praticamente obrigatório alugarem um carro porque os transportes são praticamente inexistentes e se quiserem visitar as praias, só de carro. O aluguer é barato (se não entrarem em grandes excentricidades, claro), mas a caução e o seguro (facultativo) são elevados. Nós alugamos online e a empresa fez o transporte dos seus clientes do aeroporto até ao stand (10 minutos). Aí informaram-nos que íamos ficar com um Fiat 500, que não era o que tínhamos alugado, mas aceitamos. O carro era o ideal para Menorca: pequeno e económico.

Quanto ao tempo, como ainda fomos em abril não estavam temperaturas abrasadoras. No último dia choveu sempre, mas ainda conseguimos aproveitar as praias nos restantes. Numa próxima talvez escolha os fins de junho/inícios de julho ou setembro. Parece-me impossível aproveitar Menorca nos meses mais altos porque as praias são demasiado pequenas e os estacionamentos muito limitados para tantos turistas. A experiência ia sair defraudada certamente.

A ilha é muito segura (até vimos vários polícias a patrulhar), tranquila e pacata. Quanto aos preços, parecem-me muito razoáveis para a qualidade que oferecem (e refiro-me, claro, à natureza). É um ótimo destino idílico mas acessível.

Mais dois conselhos que deixo, para terminar, é que não se limitem a ficar numa praia apenas. Explorem a ilha, conheçam tudo o que vos for possível e - segundo os locais - quanto mais difícil é chegar a uma praia, mais vale a pena. Por fim, andem sempre com um mapa da ilha à mão para identificarem as praias e fazerem o roteiro do dia.