quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

2020: O Grande Best Of!

Gosto sempre de fazer um best-of do que vi durante o ano para mais tarde recordar. 2020 foi bem fraquinho em termos de cinema e grandes produções porque esteve tudo parado, as datas de estreia foram adiadas para 2021 e até 2022... Um tormento para quem, como eu, gosta de bons produtos. Isto para vos dizer que não esperem um grande resultado final desta minha "avaliação". Gostaria muito de incluir também a minha review de livros, mas tenho que ser sincera: 2020 deve ter sido o ano que menos livros li. Uma vergonha. E não foi porque não tinha nada de jeito para ler ou falta de tempo... Nop! Foi mesmo falta de vontade. Aconteceu-vos o mesmo? A modos que este ano terminei de ler Sapiens logo no início de janeiro, li Mulherzinhas (antes de ter estreado o filme), O Tatuador de Auschwitz e comecei a ler 1984 que, muito vergonhosamente, ainda não terminei, apesar de estar a gostar mesmo muito. Em lista de espera assim de imediato tenho A Vida Mentirosa dos Adultos e A Cor Púrpura. Têm sugestões para me dar? Estou muito curiosa com Normal People, série e livro. Já vi o primeiro episódio, mas deixei ficar porque quero ler o livro primeiro.

Mas vamos lá ao que interessa:

BEST OF DE FILMES QUE VI EM 2020
Sempre o Diabo foi o filme que mais me marcou este ano. Não acho que tecnicamente tenha sido o melhor que vi ou aquele com uma história mais mirabolante, mas foi o que me deixou a pensar. Não lhe dei grande importância quando acabei de ver, mas nos dias seguintes dava por mim a encaixar peças, a entender referências e a refletir sobre a mensagem. E isso, meus amigos, para mim é um grande filme. Apesar de achar que não serve todos os gostos (bastante pausado em tempos e diálogos), as interpretações são francamente maravilhosas e tenho mesmo que destacar o meu Robert Pattinson que esteve BRI-LHAN-TE! Quero muito escrever um post sobre este filme, portanto, não me vou alargar muito, mas gostava de o ver conseguir uma ou duas nomeações para os Oscars.

Esta semana consegui, finalmente, ver Listen da Ana Rocha com a Lúcia Moniz como protagonista. Que filmaço, minha gente. Que filmaço. É muito duro, muito deprimente e sufocante, mas tem uma interpretação maravilhosa da atriz, a cadência de acontecimentos é excelente (não há cenas a mais nem a menos e tudo acontece ao ritmo certo) e a história é marcante. O meu Eu, Daniel Blake de 2020.

Como as produções deste ano não me deixaram com água na boca (e olhem que vi Tenet, por exemplo) virei-me para os clássicos e comprometi-me em ver 1 ou 2 por mês. Foi nesta lógica que vi Os Condenados de Shawshank, Léon: O Profissional, e A Princesa Mononoke. O primeiro não é tecnicamente rico, mas tem interpretações, uma história e um plot twist que merece todo o destaque que tem (é o filme mais bem cotado pelo IMDb). O segundo foi um filme que já me tinham falado, que eu já tinha visto a passar por mim várias vezes, mas nunca me tinha decidido a ver. Ainda bem que vi, porque dentro dos filmes de ação, Léon: O Profissional é muito competente. Por fim, o "meu" Miyazaki. Os filmes dele têm que ser vistos em dias certos, para compreendermos as mensagens subtis que nos vai dando ao longo da história e para conseguirmos aguentar o peso que trazem. Não escondo que o Castelo Andante e A Viagem de Chihiro são os favoritos até ao momento, mas A Princesa Mononoke toca no meu ponto fraco: a proteção do Planeta, da Natureza e de todas as espécies... Aconselho MUITO!

Como menção honrosa, deixo a nota de Klaus, que eu já falei sobre ele aqui. É o filme de animação que eu vou levar para sempre comigo. Vi outros filmes maravilhosos como Shining (uma vergonha ainda não ter visto antes, eu sei), Os 7 de Chicago (do I smell Oscar nomination?) e outros bem jeitosos que gostei muito de ver. Mas estes foram os destaques.


BEST OF DE SÉRIES QUE VI EM 2020
Definitivamente este ano foi full of series, tal como meio mundo, acredito. Houve um mês que vi 7! Juro. Claro que com a Netflix isto é um mimo e também é por isso que me tenho desleixado à grande na leitura, algo que quero mudar em 2021. Bom, mas vamos lá às melhores séries que vi em 2020: Tenho mesmo que começar com Sherlock. Falei tudo sobre esta série aqui e é uma das minhas favoritas.

Logo a seguir tenho que destacar a nova temporada de The Crown. Que toda a série está maravilhosamente bem feita, não é novidade, e estes novos episódios vieram confirmar o que já sabíamos. Duas grandes surpresas do ano foram Sex Education que aconselho vivamente. É didática, tem as "lições de moral" certas e passadas com a linguagem perfeita para atingir o público, boas interpretações, boa história e está tecnicamente bem feita. A segunda, foi A Coisa Mais Linda, aquela série que comecei a ver sem uma única expectativa e que me arrebatou. Também falei sobre ela aqui. Por fim, O Gambito de Dama. Não me viciou nem me deixou intrigada como as outras, mas está tão bem feita, tudo tão na medida certa que vale mesmo a pena ver.


BEST OF DE DOCUMENTÁRIOS QUE VI EM 2020
Olhando para trás, vejo imensos documentários criminais, sobre serial killers e coisas muito pouco recomendáveis para quem é impressionável (neste momento, por exemplo, estou a ver O Estripador, um documentário sobre o assassino de prostitutas dos anos 70 em Inglaterra). Mas não tenho qualquer dúvida que o documentário que mais me apaixonou foi Democracia em Vertigem. É um documentário brilhante sobre o governo de Lula e Dilma e o início da ascensão de Bolsonaro. Claro que, como sempre, é apenas uma perspetiva, um ponto de vista e não deve ser tomado como verdade absoluta, mas ainda assim está muito bem argumentado, muito bem escrito e defendido e eu estava a torcer para que vencesse o Oscar. 

O segundo preferido do ano, Onde á está você, João Gilberto, também se passa no Brasil, só que o autor não é brasileiro, mas sim um alemão que ficou apaixonado pelo trabalho de João Gilberto e embarca na missão de o encontrar. Para chegar até ele, entrevista amigos, familiares, colegas de trabalho, sempre com conversas riquíssimas e momentos dignos de registo. Claro que gostei muito porque eu própria também sou muito fã do artista, claro! Mas mesmo para quem não é, aconselho porque a história é muito caricata. 

The Last Dance deve ter sido um dos maiores sucessos da Netflix deste ano, é um facto, mas eu sou muito fã de Michael Jordan desde miúda, por isso, fiquei imediatamente interessada. Não sei como é que esta "panca" com o Jordan começou, mas lembro-me de ter posters dele e de a minha avó me ter oferecido uma bola de basquete para treinar como o Michael Jordan... Claro que sei o Space Jam de cor, não é? Bom, mas sobre o documentário, é pá, vale muito a pena. Para quem gosta do mundo do desporto, da competição e da superação, então este é obrigatório. 

Se gosto de documentários relacionados com crimes, claro que tenho mesmo que destacar Jeffrey Epstein: Filthy Rich. É difícil de ver, eu acho, mas também acho que é mais do que necessário que estas histórias se partilhem. Por fim, na mesma medida que gosto de saber sobre crimes, gosto também de saber sobre alimentação e o melhor documentário que vi este ano sobre o assunto foi The Game Changers. Aconselho a todos.


Ficou muito filme, muita série, muito documentário - e especialmente muitos livros -, por ver. Que venha 2021 e que traga o regresso das produções, as estreias e, claro, a noite dos Oscars!


Sticky&Raw



Sem comentários: